
Cultivado desde 2.600 a.C, o grão era consumido por maias e astecas como suplemento alimentar para aumentar a resistência, a energia e a força necessária sob condições extremas como o calor intenso, a escassez de água e alimentos.
Este grão que vem dos Andes, tem sido alvo dos laboratórios e seus benefícios vêm sendo comprovados. Fonte de ácidos graxo omega - 3, proteínas, fibras, minerais como fósforo, cálcio, ferro e magnésio e substâncias antioxidantes.
Auxilia no emagrecimento: Por ser fonte de fibras promove saciedade, pois quando consumida com líquido forma uma epécie de gel no estômago. Além de regular o intestino quando consumidas com bastante água.
Previne doenças cardiovasculares: Riquíssima em omega-3, mais até que a linhaça e o salmão, esta gordura é poderosa, pois protege o coração, controla a pressão alta, o colesterol e os triglicerídeos, possui ação antinflamatória combatendo a obesidade, regula o metabolismo, aumenta a imunidade e é ótima para a memória.
Ganho de massa muscular: Ótima fonte de proteínas e minerais, nutrientes essências para praticantes de atividade física. Auxilia no ganho de massa muscular devido ao seu grande teor deomega-3, podendo beneficiar também as crianças em fase de crescimento e vegetarianos, pois estes possuem uma necessidade maior deste nutriente. Para os praticantes de atividade física, o ideal é consumir após o exercício.
Contra o câncer: Os radicais livres são produzidos diariamente em nosso organismo, durante a respiração, digestão dos alimentos, exposição à poluição, dentre outros. Os radicais livres podem danificar as células levando desde envelhecimento precoce até doenças como câncer. Os antioxidantes são capaz de bloquear o efeito prejudicial dos radicais livres. Os mais importantes antioxidantes encontrados nas sementes de Chia são o ácido caféico e ácido clorogênico. Estudos indicam que o consumo de altos níveis de alimentos e bebidas ricos em compostos antioxidantes podem proteger contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
A chia pode ser consumida todos os dias, e pode ser consumida pelos celíacos, pois não possui glúten. Porção recomendada é de 2 colheres de sopa por dia.
Onde encontrar?
Em casa de produtos naturais.
Olá Lorena, nós blogueiros adoramos receber comemtários em nossos blogs. Passei novamente para retribuir a visita e o comentário.
ResponderEliminarQuando puder visitar o meu blog, ficarei feliz! As novidades são postadas semanalmente e além disso, o blog tem uma Fanpage. Se quiser visitar, fica a vontade: http://www.facebook.com/nutricaoemalhacao
Sucesso no seu blog e na sua vida profissional.
Bjus!