terça-feira, 29 de setembro de 2015

SUPLEMENTAÇÃO




Vejo por aí um número muito grande de indivíduos praticantes de atividade física que possuem o objetivo de aumentar a massa muscular usando suplementos de proteína. Não sou contra, sou totalmente a favor! PORÉM requer uma avaliação para saber se realmente é necessário ou se o indivíduo está em condições de receber esse aumento proteico em sua dieta. 

Por que deve ser avaliado ?

A proteína é formada por amônia e ácido carboxílico. A amônia é extremamente tóxica e é eliminada via função renal. Logo qualquer alteração nos marcadores do funcionamento dos rins, o qual é avaliado através do exame de sangue solicitado pelo profissional, impede o uso deste suplemento proteico. O indivíduo que não faz uma avaliação prévia destes marcadores pode estar correndo risco de estar sobrecarregando este órgão tão importante.

Qual a função dos rins?

A função dos rins é entre outras filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo, como amônia, ureia e ácido úrico. Além de filtrar, ele faz a manutenção do equilíbrio dos eletrólitos no corpo, como sódio, cálcio, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, bicarbonato, etc.  Uma vez que este encontra-se com qualquer alteração, o que é tóxico não será excretado, os minerais que são importantíssimos para o funcionamento do nosso corpo principalmente quando se trata de atividade física, estarão em desequilíbrio.

Conhecendo as funções agora ficou bem claro o quanto é importante esse órgão está preservado para que ocorra a suplementação.

Portanto se você está querendo tomar algum tipo de suplemento procure um profissional Nutricionista. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oi! Seu comentário é muito bem vindo! Não esqueça de colocar o link do seu blog para ele ser respondido :]

BjO

Lorena