segunda-feira, 26 de junho de 2017

Banha de porco para cozinhar



A banha de porco possui uma composição balanceada de gordura saturada e de gordura monoinsaturada, ela  é rica em vitamina C, ferro e fósforo e isenta de açúcares. Ela não passa por nenhum processo químico de industrialização, ao contrário dos óleos vegetais que são extraídos de forma mecânica e química. Isso já é um ponto positivo para se incentivar o uso dela.

Outro ponto positivo é que ela suporta altas temperaturas, ao fritar, cozinhar. Não oxida.As gorduras de origem animal ( banha de porco e manteiga) e o azeite de oliva e o óleo de coco, raramente passam pelo processo de oxidação. Isso acontece porque elas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados e saturados, que são muito mais estáveis quando submetidos ao calor.



Quanto mais natural for o nosso alimento melhor, sem processo químico,sem aditivos químicos que são utilizados pelas indústrias para melhorar a textura, sabor, aparência e tempo de prateleira. Por isso que ao contrário do que se pensavam o colesterol da banha de porco e do ovo que já foi muito julgado não é o que aumenta o nível sanguíneo, pois são provenientes de fontes naturais.

O consumo deve ser feito de forma controlada como qualquer outro alimento. Eu sou desse pensamento e cada vez mais fica comprovado para mim através das minhas experiências clínicas em que tudo deve ser equilibrado, sem exageros, tudo tem sua quantidade considerada ideal, até mesmo porque nas preparações se exagerar em algum dos ingredientes, o alimento não fica saboroso.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Oi! Seu comentário é muito bem vindo! Não esqueça de colocar o link do seu blog para ele ser respondido :]

BjO

Lorena